“É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida” (Jo 10,17).

1ª Leitura: Atos dos Apóstolo 4, 8-12; Sl 117; 2ª Leitura: 1Jo 3, 1-2; Evangelho: João 10, 11-18.

Caríssimos irmãos e irmãs, chegamos ao Quarto Domingo da Páscoa, também conhecido como o Domingo do Bom Pastor, no qual toda a Igreja reza em comunhão com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Contemplar o Cristo Bom Pastor a partir da Ressurreição significa acolher aquela promessa de Deus que se realizou na encarnação, na vida, e na Páscoa do Senhor. Jesus Cristo é o Belo Pastor, que conhece porque ama as ovelhas; caminha à frente e é a porta por onde as ovelhas entram e saem e encontram pastagem; Ele é o Belo Pastor porque dá a vida pelo rebanho. Em Cristo, as "ovelhas encontram pastagem, pois todo aquele que o segue na simplicidade de coração é nutrido por pastagens sempre verdes. Quais são afinal as pastagens dessas ovelhas, senão as profundas alegrias de um paraíso sempre verdejante? Sim, o alimento dos eleitos é o rosto de Deus, sempre presente. Ao contemplá-lo sem cessar, a alma sacia-se eternamente com o alimento da vida (Homilia 14 - São Gregório Magno).

Se Cristo é a plena realização da promessa de Deus, por que rezamos pelas vocações? Rezamos pelas vocações para que todos os discípulos e discípulas de Cristo, conheçam, amem e mergulhem nos ‘sentimentos’ do Bom Pastor. Rezamos para que todos os ministros ordenados - diáconos, padres e bispos – sempre mais se configurem ao Cristo Bom Pastor. Rezamos pelas vocações que os consagrados e consagradas vivam a alegria da comunhão com o Senhor. Rezamos pelas vocações para que leigas e leigos testemunhem na sociedade o amor incondicional do nosso Deus.

A oração nos ajuda a contemplar a beleza do amor que se revela no pastoreio. Os vocacionados e vocacionadas na Igreja revelam este amor em todos os tempos. Por isso o Papa Francisco, também neste ano 2024, nos convida a rezar com estas palavras: “O Dia Mundial de Oração pelas Vocações convida-nos, cada ano, a considerar o precioso dom do chamado que o Senhor dirige a cada um de nós, seu povo fiel em caminho, pois dá-nos a possibilidade de tomar parte no seu projeto de amor e encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida. A escuta do chamado divino, longe de ser um dever imposto de fora – talvez em nome de um ideal religioso –, é antes o modo mais seguro que temos de alimentar o desejo de felicidade que trazemos no nosso íntimo: a nossa vida realiza-se e torna-se plena quando descobrimos quem somos, as qualidades que temos e o campo onde é possível pô-las a render, quando descobrimos que estrada podemos percorrer para nos tornarmos sinal e instrumento de amor, acolhimento, beleza e paz nos contextos onde vivemos." (Mensagem para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações). De modo especial, rezemos por nossos seminaristas, e todos que estão participando dos encontros de Kairós, masculino e feminino. Lembramos também da multidão de jovens, que se alimentam em nossas Liturgias, que estão nos grupos, nas pastorais e nos movimentos, bem como os crismandos e as crismandas, que seguem o Senhor, como discipulados e discipulas. Que nossa oração seja fervorosa e nos ajude a nos configurar com o Cristo Bom Pastor e a nos comprometer com a evangelização da juventude e todos os vocacionados e vocacionadas.

Em nossa Diocese de Montenegro, somos gratos pela alegria de trabalhar pelas vocações. Gratos pelas vocações à vida consagrada e ao sacerdócio; somos gratos pela vocação à vida familiar; somos gratos por tantos leigos e leigas que vivem com alegria seu batismo na Igreja e na sociedade. Neste mês de abril, agradecemos ao Senhor pela Ordenação Diaconal do Seminarista Rafael Holdefer (dia 05 de abril) e pela Ordenação Presbiteral do Diácono Rodrigo Schneider (dia 26 de abril).

Abençoado Domingo Pascal.

 

+ Dom Carlos Romulo - Bispo diocesano de Montenegro